Associação Caatinga desenvolve ação em cooperação técnica com brCarbon para mensurar o estoque de carbono acima do solo armazenado na RPPN Serra das Almas

A Associação Caatinga (AC), em cooperação técnica com a Climate Tech brCarbon, desenvolveu um inventário florestal de biomassa da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN  Serra das Almas (RNSA) ao longo do mês de fevereiro de 2022. Esta Unidade de Conservação está localizada em Crateús, no estado do Ceará. A RNSA é um dos …

Associação Caatinga desenvolve ação em cooperação técnica com brCarbon para mensurar o estoque de carbono acima do solo armazenado na RPPN Serra das Almas Leia mais »

6° Relatório de Avaliação do IPCC: O documento que interessa a todos os seres vivos que habitam a Terra

“Um futuro habitável e sustentável para todos” são as últimas palavras da segunda parte do Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC – ONU) divulgado no começo deste ano, o qual foca em impactos, adaptação e vulnerabilidade. Desta vez, é analisada a viabilidade, eficácia e potencial …

6° Relatório de Avaliação do IPCC: O documento que interessa a todos os seres vivos que habitam a Terra Leia mais »

Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)

Reservas Particulares do Patrimônio Natural são uma categoria de unidade de conservação (UC) criada em áreas privadas por iniciativa dos proprietários de terras que reconhecem o valor ambiental de sua área. Hoje, 31 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional das RPPNs. Data que marca a publicação do primeiro decreto que instituiu as RPPNs na …

Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Leia mais »

BRCarbon inova na aplicação de LiDAR e drones em inventários florestais para projetos carbono florestal.

Visando promover ganho de escala em projetos no mercado voluntário de carbono, a BRCarbon adquiriu uma nova tecnologia capaz de mapear e mensurar uma floresta em três dimensões (XYZ) com uso de drone. O sensor ativo LiDAR (do inglês Light Detection and Ranging) acoplado ao drone é o que torna possível os mapeamentos 3D nas áreas dos projetos. Nestes sítios, são …

BRCarbon inova na aplicação de LiDAR e drones em inventários florestais para projetos carbono florestal. Leia mais »

Dia do Cerrado – Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari

Hoje é o Dia Nacional do Cerrado. E por que este bioma merece nossa atenção? Cerrado é a Savana mais biodiversa do planeta; É um dos 35 hotspots mundiais da biodiversidade; Berço dos principais rios brasileiros, que abastecem a maior parte da população, incluindo os reservatórios hidrelétricos; É o bioma que apresenta as maiores taxas …

Dia do Cerrado – Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari Leia mais »

Equipe de biodiversidade da BRC e time OCT começam monitoramento do projeto de restauração do Pratigi

Equipe de biodiversidade da BRC e time OCT começam monitoramento do projeto de restauração do Pratigi

  A equipe de biodiversidade da BRCarbon e o time da Organização de Conservação da Terra (OCT) começaram o monitoramento do projeto agrupado de restauração na APA do Pratigi, classificado como Selo Ouro para biodiversidade. Serão monitorados 150 ha – project activity instance (PAI) 1 e 2 – em pleno Corredor Central da Mata Atlântica, …

Equipe de biodiversidade da BRC e time OCT começam monitoramento do projeto de restauração do Pratigi Leia mais »

IPCC lança seu relatório climático e a saída é uma só: zerar emissões líquidas de CO2 na atmosfera

  O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC) acaba de lançar seu 6º relatório sobre o panorama climático do planeta e é categórico: “É inequívoco que a influência humana aquece a atmosfera, o oceano e a terra”; “o aquecimento causado pelas atividades humanas responde por 1,07°C a mais em relação à média …

IPCC lança seu relatório climático e a saída é uma só: zerar emissões líquidas de CO2 na atmosfera Leia mais »

Investir em restauração é uma decisão econômica inteligente

A humanidade já extrapolou em quase 60% a quantidade de serviços que a natureza pode fornecer de forma sustentável, segundo o último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Para reverter este quadro dramático, a ONU lançou a Década das …

Investir em restauração é uma decisão econômica inteligente Leia mais »

Rolar para cima