BRCARBON

Na Mídia

Os tokens chegaram com a promessa de trazer mais eficiência ao mercado voluntário de carbono. Eles estão cumprindo a função? “Cabe aos compradores identificar os melhores projetos”, afirma Bruno Brazil. “Na mesa dos adultos, eles não querem saber só do carbono. Querem saber da qualidade desse carbono e também como o dinheiro vai transformar a vida das pessoas.”

Ouvimos durante muito tempo que floresta em pé não dá dinheiro. Isso mudou drasticamente com a geração de créditos de carbono para produtores rurais por meio da conservação de áreas florestais dentro de suas propriedades. Hoje, além do ganho ambiental, a manutenção em pé do excedente da reserva obrigatória por lei é transformada em resultado financeiro para os proprietários.

No episódio do dia 20/07/2022 do programa da Rádio Trans Mundial, Renan Kamimura, Diretor Técnico da brCarbon, apresenta o quadro atual da Floresta Amazônica, as consequências do desmatamento e as ações necessárias para enfrentá-lo. Entre elas, aquelas tomadas pela iniciativa privada, como o melhor uso do solo e a conservação da floresta em pé através de projetos de carbono.

Avanço no desmatamento da Amazônia é preocupante

O futuro da Amazônia preocupa com o aumento do índice de desmatamento. Como mudar essa realidade? O caminho ainda é longo, mas com a ajuda de drones a brCarbon busca reverter esse quadro e combater o aquecimento global, possibilitando que proprietários rurais recebam créditos pela conservação da floresta em pé.

Planeta Campo 28/06/2022 - Canal Rural

O uso de drone associado ao dispositivo Lidar está mapeando florestas e ajudando a fomentar ações de conservação. A tecnologia começou a ser aplicada pela brCarbon neste ano para aumentar a precisão da mensuração do estoque de carbono nas florestas e também para ganhar agilidade e escala no trabalho de inventário. Confira a partir de 31’08”.

Iniciativas monitoram Amazônia para mobilizar conservação da floresta

Iniciativas monitoram Amazônia para mobilizar conservação da floresta. São por números alarmantes que iniciativas privadas estão surgindo em prol do monitoramento e proteção das florestas. A brCarbon tem investido no uso de drone com sensor LIDAR para mapear florestas em 3D. “Ver a floresta de maneira tridimensional, essa é a grande inovação, mensurando a altura das árvores e das florestas com mais precisão", destaca Renan Kamimura.

brCarbon: climate tech usa drone para mapear floresta

A empresa, que faz dois anos em novembro, passou a mapear florestas e fomentar ações de conservação usando um drone com um sensor LIDAR (Light Detection and Ranging) acoplado a ele, capaz de fazer um monitoramento da floresta em três dimensões.

Startups apostam em melhorar visão ambiental e sustentável do agro no país

Startups apostam em melhorar visão ambiental e sustentável do agro no país Uma das expoentes do boom do Vale do Silício nacional, a brCarbon se destaca pela conservação dos ecossistemas, transformando florestas em pé em fonte de renda para proprietários de terra e comunidades tradicionais.

Revista Opiniões

Diego Serrano, Diretor e fundador da brCarbon, traz dados, informações e opiniões sobre adicionalidade em áreas de florestas plantadas (para espécies exóticas e nativas), discutindo a possibilidade de desenvolvimento de projetos de carbono nesses casos. - Pág. 66

FloresCast #29 - Como funciona o mercado de carbono

Bruno Matta e Diego Serrano discutem os passos que o Brasil deve seguir para aproveitar o seu potencial para a conversão de emissões em recursos monetários e liderar a descarbonização e redução do aquecimento do planeta.

Quem são as candidatas a unicórnios da Amazônia

A BRCarbon foi umas das seis startups selecionadas para compor o portfólio da AMAZ, aceleradora de negócios de impacto na Amazônia. As escolhidas receberão R$ 200 mil e apoio em diversas frentes, como mentoria e networking.

BRCarbon mira ganho de escala e acurácia em projetos de carbono com aquisição de drone de última geração

BRCarbon inova na aplicação de LiDAR e drones em inventários florestais para projetos carbono florestal no mercado voluntário e se torna pioneira.

Seis startups são selecionadas no primeiro ciclo do programa Soja Sustentável no Cerrado

A BRCarbon e outras cinco startups foram selecionadas para integrar o 1º ciclo do Soja Sustentável do Cerrado, programa que visa fomentar o empreendedorismo e a inovação para a produção de soja livre de desmatamento.

2022 será ano dos negócios de impacto na Amazônia

2022 traz um potencial crescente de apoio a negócios que vêem valor na floresta em pé e no desenvolvimento sustentável na Amazônia. Neste contexto, a aceleradora AMAZ selecionou seis startups com propostas de impacto socioambiental positivo para aceleração e investimento, dentre elas, a BRCarbon.

Aceleradora AMAZ seleciona seis negócios de impacto

A AMAZ Aceleradora de Impacto concluiu sua seleção dos negócios que passam a integrar seu portfólio em 2022. As seis startups selecionadas, dentre elas, a BRCarbon, são negócios que apresentam soluções inovadoras para o desenvolvimento de produtos e serviços em cadeias de valor estratégicas para a conservação da Amazônia.

Mercado de Carbono e a oportunidade brasileira de protagonismo

David Escaquete, Diretor Comercial da BRCarbon, explica que o valor de cada crédito de carbono comercializado no mercado voluntário se dá com base nas características e finalidade do projeto ao qual esse crédito está vinculado.

Land Innovation Fund, Agtech Garage e Embrapii selecionam startups para programa de soja sustentável

BRCarbon está entre os seis negócios selecionados para a iniciativa que busca mapear soluções inovadoras que gerem impacto econômico e socioambiental positivo na cadeia de suprimentos de soja no Cerrado.

6 negócios que atuam na Amazônia e vão ser acelerados em 2022

Os chamados negócios de impacto já são realidade na região da maior floresta tropical do mundo, e chegam para configurar um novo ecossistema que é parte da solução para manter a Amazônia de pé. Um ecossistema que conserva o meio ambiente e gera trabalho e renda para as comunidades.

Conheça seis negócios inovadores que atuam na Amazônia

Se em 2021 os olhos do mundo se voltaram para a Amazônia por sua importância nas questões climáticas, 2022 será o ano de jogar luz sobre o enorme potencial da preservação da maior floresta tropical do planeta também nos negócios.

Tecnologia e inovação presentes na Amazônia

Inovação combina com a maior floresta do mundo. A tecnologia está sendo usada para levar produtividade, gerar empregos, fortalecer biomas e ecossistemas e construir uma cadeia geradora de riqueza e sustentabilidade, simultaneamente. Um bom exemplo é o da BrCarbon.

Expedição na Amazônia promove ações para beneficiar 450 famílias de Manicoré

Serão muitas frentes de trabalho nestas próximas semanas, com ações que vão ajudar a comunidade local a gerar renda de forma sustentável, a melhorar a qualidade de vida dos moradores destas regiões e, ao mesmo tempo, a promover a proteção da floresta em pé”, explica Heberton Barros, diretor técnico da brCarbon.

Como funciona o mercado de carbono no Brasil e por que você precisa saber disso

Bruno Brazil e outros profissionais da área trazem dados e informações relacionadas ao mercado voluntário de carbono e comentam sobre sua possível regulamentação.

Rolar para cima