BRCarbon inova na aplicação de LiDAR e drones em inventários florestais para projetos carbono florestal.

Perfil vertical de uma floresta
Perfil vertical de uma floresta. Eixo x = coordenadas geográficas em longitude. Eixo y = elevação em metros.

Visando promover ganho de escala em projetos no mercado voluntário de carbono, a BRCarbon adquiriu uma nova tecnologia capaz de mapear e mensurar uma floresta em três dimensões (XYZ) com uso de drone. O sensor ativo LiDAR (do inglês Light Detection and Ranging) acoplado ao drone é o que torna possível os mapeamentos 3D nas áreas dos projetos. Nestes sítios, são realizadas medições periódicas de Parcelas Permanentes para quantificar a performance de crescimento de uma floresta plantada ou nativa. O foco é que as mensurações remotas LiDAR + drone sejam adicionais às mensurações realizadas em campo, como já demonstrado pela comunidade acadêmica e científica. Atualmente, a quantificação do estoque e sequestro de carbono nas árvores de uma floresta ainda é realizada por meio do inventário florestal convencional. Isso envolve uma equipe de diversos profissionais e trabalho de campo intenso, vários desafios logísticos e ainda uma baixa capacidade amostral. O uso do LiDAR vem para somar às mensurações florestais de campo, uma vez que proporciona maior capacidade amostral com imageamento tridimensional de áreas superiores a 200 hectares em um único sobrevoo.  

Ao cruzar os dados coletados remotamente com as informações coletadas em campo, o processo de mensuração florestal e quantificação do estoque de carbono de uma floresta (inventário florestal) ganha maior confiabilidade e qualidade. 

Nos projetos implementados pela BRCarbon, o sistema LiDAR + drone será empregado para contabilizar o número de árvores, georreferenciamento XYZ de árvores, medição indireta de altura, medição de área e diâmetro de copas, identificação e quantificação de clareiras e mortalidade de árvores. As informações geradas através da validação dos dados mensurados remotamente e em campo serão utilizadas para quantificar o ganho ou perda do estoque de carbono florestal e, consequentemente, mensurar e reportar sobre o impacto climático do projeto em questão.  

Além da nuvem de pontos tridimensionais (XYZ), o uso do LiDAR + drone realiza tomadas de fotografias aéreas que geram imagens de altíssima resolução espacial, de 50 centímetros em coloração verdadeira (RGB). 

Para entender melhor o potencial desta tecnologia, assista ao vídeo e visualize um pouco do que está por vir: 

2 comentários em “BRCarbon inova na aplicação de LiDAR e drones em inventários florestais para projetos carbono florestal.”

  1. Olá
    Parabéns pelo trabalho.
    Eu gostaria de saber qual o método utilizado para amarrar o levantamento de Lidar por drone e o levantamento dos dados de campos ?
    Qual a(s) forma(s) de amarração entre Lidar e Parcela de Campo?
    Atenciosamente
    Adilson

    1. Agradecemos imensamente pelo interesse em nosso trabalho!
      Estamos orgulhosos em aplicar e validar metodologias inovadoras, bem como quebrar barreiras no uso das novas tecnologias para melhor entender a dinâmica das nossas florestas. A brCarbon utiliza a tecnologia do sistema VANT-LiDAR em nossos projetos de carbono desde 2021, e é pioneira na sua aplicação na Amazônia Brasileira. Contamos com especialistas capacitados tanto na coleta quanto no tratamento e análise dos dados desta natureza. Aplicamos as mais recentes metodologias da literatura especializada com exemplos de resultados factíveis ao nosso contexto florestal no Brasil.
      Os resultados foram surpreendentes. Estamos de portas abertas a um diálogo maior, será um grande prazer conhecê-lo.
      Mais detalhes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima