Hoje é o Dia Nacional do Cerrado.
E por que este bioma merece nossa atenção?
- Cerrado é a Savana mais biodiversa do planeta;
- É um dos 35 hotspots mundiais da biodiversidade;
- Berço dos principais rios brasileiros, que abastecem a maior parte da população, incluindo os reservatórios hidrelétricos;
- É o bioma que apresenta as maiores taxas de desmatamento do Brasil, e em vários anos foi o bioma com maior emissão de gases estufa, ultrapassando a Amazônia;
- É conhecido como a “floresta de cabeça pra baixo”, ou seja, a biomassa abaixo do solo é equivalente àquela que está acima do solo.
Nesta época de seca, sempre nos deparamos com inúmeras notícias sobre queimadas em diversos biomas do Brasil. A maioria desses focos de incêndio encontra-se no Cerrado.
Uma das características do bioma são as queimadas naturais, onde o fogo surge de forma espontânea. Porém, especialistas indicam que na quantidade atual, os incêndios provavelmente são causados pela interferência humana.
O fogo natural existe, mas é quase 100% causado por raios seguidos de chuva, ou seja, são eventos pontuais e esporádicos. A ação antrópica alterou muito essa dinâmica natural, levando fogo ao bioma em épocas em que ele não ocorreria naturalmente, além de aumentar muito a frequência de recorrência. Isso reduz a capacidade de recuperação e compromete a maioria das espécies, ao mesmo tempo que favorece um pequeno grupo de espécies conhecidas como oportunistas do fogo, como gramíneas exóticas.
O resultado é uma redução drástica dos estoques de carbono e da biodiversidade do bioma, impactando também na vazão dos rios.
O Cerrado em 2021:
- Já registra 43,9% de área queimada.
- Tem o maior número de focos para este período desde 2012.
- Já foram registrados 35846 focos.
- O número de focos é 13,7% superior ao mesmo período de 2020.
- No mês de agosto houve um aumento de 48% dos focos em relação ao mesmo mês de 2020.
Fonte dos dados: INPE
Por que devemos nos preocupar?
O Cerrado:
- É um bioma fundamental para o abastecimento de água no país, responsável pela irrigação de 40% do território nacional através de importantes bacias hidrográficas.
- Conhecido como “berço das águas”, o bioma abrange 8 das 12 principais bacias hidrográficas do país.
- Concentra aproximadamente 5% da biodiversidade de todo o planeta. (WWF)
- Possui alta taxa de endemismo, cerca de 40%. (WWF)
E o que a BRCarbon tem feito?
No Programa de Gestão de Projetos de Carbono (PGPC), a BRCarbon, em parceria com a ORÉADES Núcleo de Geoprocessamento, gere o Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari. Localizado em Goiás e Mato Grosso do Sul, ele abrange áreas que desempenham um papel importante para a conservação da biodiversidade na região.
Iniciado em 2010, este projeto é pioneiro como projeto de carbono de restauração no Cerrado (1º ARR VCS/CCB do Brasil, 1º do mundo em Savana).
A área reflorestada é de 520 hectares, que estão em processo de restauração para a conexão de fragmentos remanescentes de Cerrado. Esta área corresponde a 10% de toda área restaurada do cerrado.
Além da restauração da flora nativa, o projeto possui monitoramento permanente da fauna local. Em 2021 foram registradas 157 espécies de aves e 27 mamíferos de médio e grande porte nas áreas.
A gestão do projeto envolve também combate a incêndios florestais e monitoramento para evitar novos focos nas áreas, além de capacitação das comunidades locais na gestão sustentável e educação ambiental.
Cerrado é água, cultura, comida, gente e força. Cerrado é vida!
#Cerrado #DiaDoCerrado #Sustentabilidade #ODS #MeioAmbiente #ClimateChange #CarbonoFlorestal #ClimateCrisis #BRCarbon