brCarbon
Na Mídia
Entrevista ao Lemos Podcast Jurídico
Confira a participação do diretor da brCarbon, Danilo R. A. de Almeida, no Lemos Podcast Jurídico. Neste episódio, são discutidos os aspectos técnicos e jurídicos do mercado voluntário de carbono. Essas questões são fundamentais para o desenvolvimento de projetos sólidos e de qualidade, capazes de gerar créditos de carbono com a integridade que o mercado voluntário necessita para atingir todo o seu potencial de mitigação das mudanças climáticas.
Diretor brCarbon Danilo Roberti de Almeida conversa sobre o potencial das SbNs para o enfrentamento de mudanças climáticas
Neste episódio do CarbonCast, o diretor da brCarbon Danilo Roberti de Almeida conversa com a jornalista Mariza Louven sobre o potencial das soluções baseadas na natureza para o enfrentamento e mitigação das mudanças climáticas, e como este pode ser um mercado promissor para o Brasil se houver regulamentação por parte do governo, adesão das empresas a protocolos rígidos e robustos, e profissionais suficientes e qualificados a atender o aumento de demanda.
Amazonas seleciona cinco empresas para projetos de carbono em mega área
O governo do Amazonas anunciou no começo de maio os vencedores de uma licitação que autoriza o desenvolvimento de projetos de carbono em 11,9 milhões de hectares de terras públicas, a maior do tipo já realizada por um ente público. A brCarbon teve propostas selecionadas para execução de projetos de carbono em duas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas: RDS Rio Madeira e RESEX do Rio Gregório.
Curso vai abordar economia regenerativa e mercado de carbono
A brCarbon se juntou ao Instituto Pecege para lançar a Universidade do Carbono, uma iniciativa educacional focada em promover a transição para uma economia de baixo carbono. Por meio de uma série de cursos especializados, a Universidade do Carbono tem como objetivo qualificar e capacitar profissionais aptos a impulsionar o mercado de ativos ambientais. O primeiro curso será o MBA “Soluções Baseadas na Natureza: Mercado e Projetos de Carbono”.
A revolução das soluções baseadas na natureza
Neste artigo publicado pelo portal Carbon Report, nosso diretor de Pesquisa & Desenvolvimento, Danilo de Almeida, faz uma reflexão sobre como as soluções baseadas na natureza (SBN,ou NBS na sigla em inglês) são o caminho para enfrentamento das mudanças climáticas e também promovem a melhoria da saúde do solo, o aumento da biodiversidade e o equilíbrio do ciclo hidrológico, além do desenvolvimento social, e o que é preciso para alavancar o setor e aproveitar todo o potencial brasileiro.
brCarbon gera créditos de até US$80 por tonelada de carbono removida da atmosfera
O portal Carbon Report publicou uma matéria sobre incentivos financeiros para evitar o desmatamento e restaurar áreas degradadas, com a colaboração do diretor Comercial da brCarbon, o engenheiro florestal David Escaquete, que destaca outros benefícios da conservação e do reflorestamento, como aumento e preservação da biodiversidade, incremento da disponibilidade de água e melhoria do solo, além da regularização ambiental da propriedade.
Como a brCarbon usa drones para reflorestar e recuperar áreas que geram créditos de carbono de até US$80
Em entrevista para o CarbonCast, podcast produzido pelo portal Carbon Report, o diretor Comercial da brCarbon, David Escaquete, fala sobre o mercado de carbono na área de conservação e restauração, e como os diferenciais disruptivos da brCarbon podem ajudar o Brasil a vencer seus desafios ambientais e climáticos, ao mesmo tempo que traz vantagens aos proprietários rurais.
Entrevista ao Programa Bem da Terra
Em entrevista ao programa Bem da Terra, do canal Terraviva, o CEO da brCarbon, Bruno Matta, apresenta os projetos de restauração (ARR) e como eles podem viabilizar e agilizar o reflorestamento de áreas degradadas e a regularização ambiental de imóveis rurais.
Menos boi, mais floresta — e receita
Empresários rurais do Pará contam nessa matéria da Exame como estão conciliando plantação de soja e criação de gado com a conservação de áreas de vegetação nativa na Amazônia. E o melhor, ganhando receita com créditos de carbono, por meio de projetos em parceria com a brCarbon.
Equipamento inovador garante a previsão de quantidade de carbono estocado na floresta
A brCarbon, mais uma vez, foi destaque no programa Canal Rural, contando sobre as tecnologias utilizadas em campo a favor do meio ambiente e da conservação ecológica. Confira a entrevista na íntegra!
Sistema que une drone e sensor evita emissão de carbono e desmatamento
A reportagem da Agência Brasil aborda o uso de drone equipado com sensor Lidar (do inglês Light Detection and Ranging) pela brCarbon em suas operações e como isso tem revolucionado a mensuração florestal, trazendo maior acurácia e transparência ao processo, e muito mais agilidade.
A importância do REDD+ na redução de emissões de carbono
Em artigo publicado na revista online Capital Reset, o CEO da brCarbon, Bruno Matta, apresenta a importância dos projetos REDD+ na redução de emissões de carbono, e principalmente seu papel no enfrentamento à crise climática, com benefícios também para a biodiversidade e comunidades nas áreas de projeto.
CEO da brCarbon, Bruno Matta, em entrevista ao vivo
O CEO da brCarbon, Bruno Matta, em entrevista ao vivo para o programa Bem da Terra, do canal Terraviva, apresenta a empresa e os impactos não apenas no enfrentamento às mudanças climáticas, mas também na biodiversidade e nas comunidades que vivem nas áreas onde os projetos de carbono REDD+ são desenvolvidos, além de apresentar vantagens para os proprietários rurais.
O programa Ação Sustentável do Canal Agro+ entrevistou o CEO da brCarbon
O programa Ação Sustentável, do Canal Agro+, entrevistou o CEO da brCarbon, Bruno Matta, que falou sobre os projetos de carbono, as vantagens para o produtor rural e os impactos no clima, nas comunidades e na biodiversidade.
Projeto da brCarbon prevê reduzir emissão de gases na pecuária
A brCarbon, empresa que desenvolve tecnologias de combate às mudanças climáticas, está trabalhando em um projeto-piloto com pecuaristas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na criação de bovinos. O programa incluirá a distribuição de aditivos que diminuem a produção de metano no rúmen dos animais. O gás tem um poder de aquecimento da atmosfera 80 vezes superior ao do dióxido de carbono.