brCarbon

Na Mídia

Entrevista ao Lemos Podcast Jurídico

Confira a participação do diretor da brCarbon, Danilo R. A. de Almeida, no Lemos Podcast Jurídico. Neste episódio, são discutidos os aspectos técnicos e jurídicos do mercado voluntário de carbono. Essas questões são fundamentais para o desenvolvimento de projetos sólidos e de qualidade, capazes de gerar créditos de carbono com a integridade que o mercado voluntário necessita para atingir todo o seu potencial de mitigação das mudanças climáticas.

Diretor brCarbon Danilo Roberti de Almeida conversa sobre o potencial das SbNs para o enfrentamento de mudanças climáticas

Neste episódio do CarbonCast, o diretor da brCarbon Danilo Roberti de Almeida conversa com a jornalista Mariza Louven sobre o potencial das soluções baseadas na natureza para o enfrentamento e mitigação das mudanças climáticas, e como este pode ser um mercado promissor para o Brasil se houver regulamentação por parte do governo, adesão das empresas a protocolos rígidos e robustos, e profissionais suficientes e qualificados a atender o aumento de demanda.

Amazonas seleciona cinco empresas para projetos de carbono em mega área

O governo do Amazonas anunciou no começo de maio os vencedores de uma licitação que autoriza o desenvolvimento de projetos de carbono em 11,9 milhões de hectares de terras públicas, a maior do tipo já realizada por um ente público. A brCarbon teve propostas selecionadas para execução de projetos de carbono em duas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas: RDS Rio Madeira e RESEX do Rio Gregório.

Curso vai abordar economia regenerativa e mercado de carbono

A brCarbon se juntou ao Instituto Pecege para lançar a Universidade do Carbono, uma iniciativa educacional focada em promover a transição para uma economia de baixo carbono. Por meio de uma série de cursos especializados, a Universidade do Carbono tem como objetivo qualificar e capacitar profissionais aptos a impulsionar o mercado de ativos ambientais. O primeiro curso será o MBA “Soluções Baseadas na Natureza: Mercado e Projetos de Carbono”.

A revolução das soluções baseadas na natureza

Neste artigo publicado pelo portal Carbon Report, nosso diretor de Pesquisa & Desenvolvimento, Danilo de Almeida, faz uma reflexão sobre como as soluções baseadas na natureza (SBN,ou NBS na sigla em inglês) são o caminho para enfrentamento das mudanças climáticas e também promovem a melhoria da saúde do solo, o aumento da biodiversidade e o equilíbrio do ciclo hidrológico, além do desenvolvimento social, e o que é preciso para alavancar o setor e aproveitar todo o potencial brasileiro.

brCarbon gera créditos de até US$80 por tonelada de carbono removida da atmosfera

O portal Carbon Report publicou uma matéria sobre incentivos financeiros para evitar o desmatamento e restaurar áreas degradadas, com a colaboração do diretor Comercial da brCarbon, o engenheiro florestal David Escaquete, que destaca outros benefícios da conservação e do reflorestamento, como aumento e preservação da biodiversidade, incremento da disponibilidade de água e melhoria do solo, além da regularização ambiental da propriedade.

Como a brCarbon usa drones para reflorestar e recuperar áreas que geram créditos de carbono de até US$80

Em entrevista para o CarbonCast, podcast produzido pelo portal Carbon Report, o diretor Comercial da brCarbon, David Escaquete, fala sobre o mercado de carbono na área de conservação e restauração, e como os diferenciais disruptivos da brCarbon podem ajudar o Brasil a vencer seus desafios ambientais e climáticos, ao mesmo tempo que traz vantagens aos proprietários rurais.

Reproduzir vídeo

Entrevista ao Programa Bem da Terra

Em entrevista ao programa Bem da Terra, do canal Terraviva, o CEO da brCarbon, Bruno Matta, apresenta os projetos de restauração (ARR) e como eles podem viabilizar e agilizar o reflorestamento de áreas degradadas e a regularização ambiental de imóveis rurais.

Menos boi, mais floresta — e receita

Empresários rurais do Pará contam nessa matéria da Exame como estão conciliando plantação de soja e criação de gado com a conservação de áreas de vegetação nativa na Amazônia. E o melhor, ganhando receita com créditos de carbono, por meio de projetos em parceria com a brCarbon.

Reproduzir vídeo

Equipamento inovador garante a previsão de quantidade de carbono estocado na floresta

A brCarbon, mais uma vez, foi destaque no programa Canal Rural, contando sobre as tecnologias utilizadas em campo a favor do meio ambiente e da conservação ecológica. Confira a entrevista na íntegra!

Sistema que une drone e sensor evita emissão de carbono e desmatamento

A reportagem da Agência Brasil aborda o uso de drone equipado com sensor Lidar (do inglês Light Detection and Ranging) pela brCarbon em suas operações e como isso tem revolucionado a mensuração florestal, trazendo maior acurácia e transparência ao processo, e muito mais agilidade.

A importância do REDD+ na redução de emissões de carbono

Em artigo publicado na revista online Capital Reset, o CEO da brCarbon, Bruno Matta, apresenta a importância dos projetos REDD+ na redução de emissões de carbono, e principalmente seu papel no enfrentamento à crise climática, com benefícios também para a biodiversidade e comunidades nas áreas de projeto.

Reproduzir vídeo

CEO da brCarbon, Bruno Matta, em entrevista ao vivo


O CEO da brCarbon, Bruno Matta, em entrevista ao vivo para o programa Bem da Terra, do canal Terraviva, apresenta a empresa e os impactos não apenas no enfrentamento às mudanças climáticas, mas também na biodiversidade e nas comunidades que vivem nas áreas onde os projetos de carbono REDD+ são desenvolvidos, além de apresentar vantagens para os proprietários rurais.

Reproduzir vídeo

O programa Ação Sustentável do Canal Agro+ entrevistou o CEO da brCarbon

O programa Ação Sustentável, do Canal Agro+, entrevistou o CEO da brCarbon, Bruno Matta, que falou sobre os projetos de carbono, as vantagens para o produtor rural e os impactos no clima, nas comunidades e na biodiversidade.

Projeto da brCarbon prevê reduzir emissão de gases na pecuária

A brCarbon, empresa que desenvolve tecnologias de combate às mudanças climáticas, está trabalhando em um projeto-piloto com pecuaristas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na criação de bovinos. O programa incluirá a distribuição de aditivos que diminuem a produção de metano no rúmen dos animais. O gás tem um poder de aquecimento da atmosfera 80 vezes superior ao do dióxido de carbono.

COP-27: mercado de carbono no combate ao aquecimento global

A expectativa é de que haja avanços nos princípios básicos de funcionamento do setor, com definições como a estrutura e a governança da entidade que fará o registro de créditos a nível global.

Dia da Amazônia: conheça a iniciativa para preservar 1,5 milhão de hectares da floresta

Em três anos, entre 2022 e 2025, a meta é passar da área de 150 mil hectares de floresta amazônica preservados hoje para a marca de 1,5 milhão de hectares, ou seja, 10 vezes o montante atual. Este é o desafio lançado nesta segunda-feira, 5 de setembro, dia da Amazônia, pela climate tech brCarbon, empresa que atua no mercado de carbono e tem planos para marcar presença nos nove estados da Amazônia Legal.
Reproduzir vídeo

Empresa expande atuação para preservar florestas

Nos próximos três anos, a brCarbon (brC) pretende expandir sua atuação em oito estados da Amazônia Legal, atingindo a conservação de 1,5 milhão de hectares e beneficiando mais de 500 famílias tradicionais ribeirinhas. A climate tech brasileira que atua no mercado de carbono desde 2021 é uma das protagonistas do processo de expansão do setor no Brasil.
Reproduzir vídeo

Projeto para reduzir emissão de gases de efeito estufa

A agropecuária é a segunda maior responsável pela emissão de gases de efeito estufa no Brasil: 27% do total. Mas com as tecnologias desenvolvidas, esse cenário pode mudar. Para entender mais sobre esse assunto, vamos conversar com o CEO da brCarbon, Bruno Matta.

O dilema cripto dos créditos de CO2

Os tokens chegaram com a promessa de trazer mais eficiência ao mercado voluntário de carbono. Eles estão cumprindo a função? “Cabe aos compradores identificar os melhores projetos”, afirma Bruno Brazil. “Na mesa dos adultos, eles não querem saber só do carbono. Querem saber da qualidade desse carbono e também como o dinheiro vai transformar a vida das pessoas.”

Brasil vive o boom do mercado de carbono e o mundo ganha com isso

Ouvimos durante muito tempo que floresta em pé não dá dinheiro. Isso mudou drasticamente com a geração de créditos de carbono para produtores rurais por meio da conservação de áreas florestais dentro de suas propriedades. Hoje, além do ganho ambiental, a manutenção em pé do excedente da reserva obrigatória por lei é transformada em resultado financeiro para os proprietários.

Combate ao Desmatamento da Amazônia

No episódio do dia 20/07/2022 do programa da Rádio Trans Mundial, Renan Kamimura, Diretor Técnico da brCarbon, apresenta o quadro atual da Floresta Amazônica, as consequências do desmatamento e as ações necessárias para enfrentá-lo. Entre elas, aquelas tomadas pela iniciativa privada, como o melhor uso do solo e a conservação da floresta em pé através de projetos de carbono.

Avanço no desmatamento da Amazônia é preocupante

O futuro da Amazônia preocupa com o aumento do índice de desmatamento. Como mudar essa realidade? O caminho ainda é longo, mas com a ajuda de drones a brCarbon busca reverter esse quadro e combater o aquecimento global, possibilitando que proprietários rurais recebam créditos pela conservação da floresta em pé.
Reproduzir vídeo

Planeta Campo 28/06/2022 - Canal Rural

O uso de drone associado ao dispositivo Lidar está mapeando florestas e ajudando a fomentar ações de conservação. A tecnologia começou a ser aplicada pela brCarbon neste ano para aumentar a precisão da mensuração do estoque de carbono nas florestas e também para ganhar agilidade e escala no trabalho de inventário. Confira a partir de 31’08”.

Iniciativas monitoram Amazônia para mobilizar conservação da floresta

Iniciativas monitoram Amazônia para mobilizar conservação da floresta. São por números alarmantes que iniciativas privadas estão surgindo em prol do monitoramento e proteção das florestas. A brCarbon tem investido no uso de drone com sensor LIDAR para mapear florestas em 3D. “Ver a floresta de maneira tridimensional, essa é a grande inovação, mensurando a altura das árvores e das florestas com mais precisão”, destaca Renan Kamimura.

brCarbon: climate tech usa drone para mapear floresta

A empresa, que faz dois anos em novembro, passou a mapear florestas e fomentar ações de conservação usando um drone com um sensor LIDAR (Light Detection and Ranging) acoplado a ele, capaz de fazer um monitoramento da floresta em três dimensões.

Startups apostam em melhorar visão ambiental e sustentável do agro no país

Startups apostam em melhorar visão ambiental e sustentável do agro no país Uma das expoentes do boom do Vale do Silício nacional, a brCarbon se destaca pela conservação dos ecossistemas, transformando florestas em pé em fonte de renda para proprietários de terra e comunidades tradicionais.

Revista Opiniões

Diego Serrano, Diretor e fundador da brCarbon, traz dados, informações e opiniões sobre adicionalidade em áreas de florestas plantadas (para espécies exóticas e nativas), discutindo a possibilidade de desenvolvimento de projetos de carbono nesses casos. – Pág. 66
Reproduzir vídeo

FloresCast #29 - Como funciona o mercado de carbono

Bruno Matta e Diego Serrano discutem os passos que o Brasil deve seguir para aproveitar o seu potencial para a conversão de emissões em recursos monetários e liderar a descarbonização e redução do aquecimento do planeta.

Quem são as candidatas a unicórnios da Amazônia

A BRCarbon foi umas das seis startups selecionadas para compor o portfólio da AMAZ, aceleradora de negócios de impacto na Amazônia. As escolhidas receberão R$ 200 mil e apoio em diversas frentes, como mentoria e networking.

BRCarbon mira ganho de escala e acurácia em projetos de carbono com aquisição de drone de última geração

BRCarbon inova na aplicação de LiDAR e drones em inventários florestais para projetos carbono florestal no mercado voluntário e se torna pioneira.

Seis startups são selecionadas no primeiro ciclo do programa Soja Sustentável no Cerrado

A BRCarbon e outras cinco startups foram selecionadas para integrar o 1º ciclo do Soja Sustentável do Cerrado, programa que visa fomentar o empreendedorismo e a inovação para a produção de soja livre de desmatamento.

2022 será ano dos negócios de impacto na Amazônia

2022 traz um potencial crescente de apoio a negócios que vêem valor na floresta em pé e no desenvolvimento sustentável na Amazônia. Neste contexto, a aceleradora AMAZ selecionou seis startups com propostas de impacto socioambiental positivo para aceleração e investimento, dentre elas, a BRCarbon.

Aceleradora AMAZ seleciona seis negócios de impacto

A AMAZ Aceleradora de Impacto concluiu sua seleção dos negócios que passam a integrar seu portfólio em 2022. As seis startups selecionadas, dentre elas, a BRCarbon, são negócios que apresentam soluções inovadoras para o desenvolvimento de produtos e serviços em cadeias de valor estratégicas para a conservação da Amazônia.

Mercado de Carbono e a oportunidade brasileira de protagonismo

David Escaquete, Diretor Comercial da BRCarbon, explica que o valor de cada crédito de carbono comercializado no mercado voluntário se dá com base nas características e finalidade do projeto ao qual esse crédito está vinculado.

Land Innovation Fund, Agtech Garage e Embrapii selecionam startups para programa de soja sustentável

BRCarbon está entre os seis negócios selecionados para a iniciativa que busca mapear soluções inovadoras que gerem impacto econômico e socioambiental positivo na cadeia de suprimentos de soja no Cerrado.

6 negócios que atuam na Amazônia e vão ser acelerados em 2022

Os chamados negócios de impacto já são realidade na região da maior floresta tropical do mundo, e chegam para configurar um novo ecossistema que é parte da solução para manter a Amazônia de pé. Um ecossistema que conserva o meio ambiente e gera trabalho e renda para as comunidades.

Conheça seis negócios inovadores que atuam na Amazônia

Se em 2021 os olhos do mundo se voltaram para a Amazônia por sua importância nas questões climáticas, 2022 será o ano de jogar luz sobre o enorme potencial da preservação da maior floresta tropical do planeta também nos negócios.

Tecnologia e inovação presentes na Amazônia

Inovação combina com a maior floresta do mundo. A tecnologia está sendo usada para levar produtividade, gerar empregos, fortalecer biomas e ecossistemas e construir uma cadeia geradora de riqueza e sustentabilidade, simultaneamente. Um bom exemplo é o da BrCarbon.

Expedição na Amazônia promove ações para beneficiar 450 famílias de Manicoré

Serão muitas frentes de trabalho nestas próximas semanas, com ações que vão ajudar a comunidade local a gerar renda de forma sustentável, a melhorar a qualidade de vida dos moradores destas regiões e, ao mesmo tempo, a promover a proteção da floresta em pé”, explica Heberton Barros, diretor técnico da brCarbon.

Como funciona o mercado de carbono no Brasil e por que você precisa saber disso

Bruno Brazil e outros profissionais da área trazem dados e informações relacionadas ao mercado voluntário de carbono e comentam sobre sua possível regulamentação.
Rolar para cima