Projeto Agrupado de Reflorestamento da APA do

Pratigi

ARR (Afforestation, Reforestation and Revegetation)

O Projeto Agrupado de Reflorestamento na Área de Proteção Ambiental do Pratigi é uma iniciativa que visa a recuperação de áreas degradadas em propriedades privadas na região sul da Bahia. Realizado em parceria com a Organização de Conservação da Terra (OCT), este é um projeto de Arborização, Reflorestamento e Restauração (ARR), registrado na plataforma Verra com a ID 1317.

Realizado

2011-2021

+6 mil*

tCO2e removidos

*Vintage verificado pela Verra

2011-2021

+140

ha reflorestados

Realizado

Projeção

Projeção Ano 1 a 35

+900 mil*

tCO2e removidos

Projeção Ano 1 a 35

+2,5 mil*

ha reflorestados

*Projeção com base no plano de expansão.
Localizado na

Bahia

Status

Em andamento

ARR

Reconectando a natureza

A Mata Atlântica ocupava originalmente mais de 1,3 milhões de km², estendendo-se por grande parte da costa brasileira. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje restam cerca de 29% de sua cobertura original. Apesar disso, ainda é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, abrigando mais espécies vegetais do que todo o continente norte-americano, incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Recuperar e conservar a Mata Atlântica é fundamental para a preservação da biodiversidade e manutenção de serviços ecossistêmicos essenciais para cerca de 150 milhões de brasileiros que vivem nesta região. O reflorestamento de nascentes, por exemplo, ajuda a melhorar a qualidade e disponibilidade de recursos hídricos. Além disso, a conectividade dos fragmentos florestais desta região, que sofreu intenso processo de desmatamento nas últimas décadas, sustenta o fluxo genético da fauna e da flora, possibilitando a propagação e estabelecimento de espécies já muito ameaçadas e pouco conhecidas.

Antes e Depois

2012 2021

Histórico do Projeto

Melhores momentos e linha do tempo

Início do projeto, pela OCT

Descoberta da espécie Atlântica freziera (ZORZANELLI et al., 2015)

brCarbon passa a ser coproponente

Início da expansão do projeto

Galeria Projeto Agrupado Pratigi ARR

Impacto

Clima

+900 mil tCO2e a remover em 35 anos de expansão do projeto*

Quantidade de carbono removida da atmosfera com o reflorestamento de áreas degradadas, equivalente a mais de 1 ano de emissões do município de Florianópolis/SC (SEEG 2024). *Projeção sujeita a revisão periódica.

140 mil mudas produzidas
70 mil árvores plantadas

*Projeção com base no plano de expansão.

Comunidade

120 famílias assistidas

Cerca de 3000 pessoas treinadas
424 pessoas com acesso a água
21 fossas sépticas instaladas

Biodiversidade

291 espécies monitoradas (3 grupos)

12 são ameaçadas de extinção (IUCN Red List)

118 nascentes restauradas
140 ha reflorestados

Contribuição para os ODS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Projeto Agrupado

Pratigi

O projeto Pratigi é validado para os padrões Verified Carbon Standard - VCS e Climate, Community and Biodiversity - CCB (Biodiversity Gold Level), auditado anualmente por uma instituição independente acreditada pela Verra.

Seja um parceiro da brC e lucre com a floresta em pé.

O projeto Pratigi traz benefícios adicionais aos proprietários rurais, como a regularização ambiental de suas terras e a geração de novas fontes de renda. Por meio de assistência técnica e adoção de novas tecnologias utilizadas no projeto, tem sido possível aprimorar processos produtivos e melhorar a subsistência. Uma das estratégias é a introdução de alguns módulos de Sistemas Agroflorestais (SAF), utilizando espécies nativas de interesse comercial não madeireiro da região. Por ser amplamente conhecida como Costa do Cacau, essa espécie foi incluída em reflorestamentos dentro das propriedades, incentivando os pequenos agricultores a gerar renda com base em práticas sustentáveis.

Veja o que alguns proprietários rurais estão dizendo

Processo

Desenvolvimento de Projetos

Rolar para cima