Projeto de Carbono Corredor de Biodiversidade
Emas-Taquari
ARR (Afforestation, Reforestation and Revegetation)
O Projeto Agrupado de Carbono Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari é uma iniciativa que visa a recuperação de áreas degradadas em propriedades privadas no Cerrado brasileiro. Realizado em parceria com a Oréades, este é um projeto de Arborização, Reflorestamento e Restauração (ARR), registrado na plataforma Verra com a ID 738.
Realizado
2011-2023
+5,5 mil*
tCO2e removidos
2011-2023
+500
ha reflorestados
Realizado
Projeção
Projeção Ano 1 a 35
+670 mil*
tCO2e removidos
Projeção Ano 1 a 35
+2,5 mil*
ha reflorestados
*Projeção com base no plano de expansão.
Localizado no
Bioma Cerrado
Status
Em andamento
ARR
Berço das Águas
Segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado ocupa uma área de 2 milhões de km2, cerca de 22% do território nacional. Abriga nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.
O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana com maior diversidade biológica do mundo. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Apesar disso, é o bioma brasileiro que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral: 8,21% de seu território está legalmente protegido por unidades de conservação.
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas para produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região nas três últimas décadas.
Recuperar e conservar a cobertura florestal do Cerrado é fundamental para a preservação da biodiversidade e manutenção de serviços ecossistêmicos, em especial o abastecimento de água e geração de energia para a maior parte da população do país.
Atualmente o projeto Emas-Taquari ocorre em propriedades privadas localizadas na divisa entre Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nas bacias do Rio Taquari e Araguaia, um corredor de biodiversidade que liga o Parque Estadual Nascentes do Taquari ao Parque Nacional das Emas. Responsável por 10% de toda área restaurada de Cerrado, o projeto promove proteção de nascentes, da fauna e da flora nativas, além da adequação das propriedades rurais à legislação ambiental vigente.
Antes e Depois
Impacto
Clima
+670 mil tCO2e removidos em 35 anos de projeto*
*Quantidade de carbono removida da atmosfera com o reflorestamento, equivalente a quase 1 ano de emissões do município de Natal/RN (SEEG 2023)
*Projeção com base no plano de expansão.
Biodiversidade
190 espécies monitoradas (3 grupos)
12 são ameaçadas de extinção (IUCN Red List)
524 hectares reflorestados
Projeto Agrupado
Emas-Taquari
O projeto Emas-Taquari é validado para os padrões Verified Carbon Standard - VCS e Climate, Community and Biodiversity - CCB (Biodiversity Gold Level), auditado anualmente por uma instituição independente acreditada pela Verra. É o primeiro projeto de ARR nos padrões VCS e CCB em savana do mundo.
Seja um parceiro da brC e lucre com a floresta em pé.
O projeto Emas-Taquari traz benefícios adicionais aos proprietários rurais, favorecendo a regularização ambiental das propriedades, agregando mais valor aos produtos e proporcionando mais segurança produtiva, além da geração de novas fontes de renda. Uma das estratégias é a introdução de espécies nativas do Cerrado, especialmente as mais inter-relacionadas com a fauna e/ou com usos econômicos sustentáveis, garantindo também o envolvimento e benefícios às comunidades locais. É o caso da castanha de baru, por exemplo, utilizada em grande concentração no reflorestamento de uma área de 80 ha. Seis anos depois, os proprietários começaram a produzir castanha de baru e produtos derivados, consolidando-se como uma importante fonte complementar de renda.
Veja o que alguns proprietários rurais estão dizendo
Processo
Desenvolvimento de Projetos
Fase 01
Fase 02
Fase 03
Fase 04
Fase 05
Fase 06
Fase 07
Fase 08
Fase 09